home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Corydoras
 
O Sexo e a Reprodução de Corydoras
 

Identificando o Sexo das Corydoras

 

As corydoras, em sua fase adulta, facilmente podem ser identificadas distinguindo-se os sexos.

 

A fêmea, vista de cima, é visivelmente mais larga. Os lados do corpo da fêmea descrevem, pelo contrário, uma curva suave até à cauda. Quando a fêmea está cheia de ovos, os seus flancos podem mesmo ser mais largos do que a cabeça. Outra diferença consiste da fêmea ser ligeiramente maior que o macho.

 

O macho, visto de cima, o corpo se estreita muito para trás, imediatamente depois da cabeça.

A forma da barbatana ventral também é diferente, a fêmea tem uma barbatana ventral mais arredondada. No entanto esta diferença não é muito visível, a não ser quando as barbatanas estão estendidas, pelo que será preferível identificar os sexos pela forma do corpo.

 

A Reprodução das Corydoras

 

A desova pode acontecer em casais ou em grupos de seis ou oito. Quando se utiliza um grupo na reprodução, será preferível que esse grupo inclua uma maioria de machos.

Outras características apresentadas pela fêmea apta para a reprodução, para além da forma roliça do corpo, consistem na vermelhidão da sua área ventral e do primeiro raio da barbatana peitoral, o qual também se torna mais grosso.

O abraço do Corydoras, ou pelo menos de algumas espécies deste gênero, é muito invulgar. Antes da desova o macho começa a fazer a corte à fêmea. Dança à sua volta e passa por cima dela a nadar, parando para esfregar os barbilhões no ponto em que a cabeça da fêmea se une ao corpo. Ao fim de algum tempo deixa-se afundar em frente da fêmea e vira-se de ventre para cima, colocando-se numa posição tal que a fêmea parece apoiar o queixo no estômago do macho, este encosta a barbatana peitoral aos barbilhões da fêmea. Mantêm-se nesta posição durante alguns segundos. Os corpos tremem durante este abraço e, quando se separam, podem ver-se os ovos na bolsa formada pelas barbatanas pélvicas dobradas da fêmea.
A fêmea nada então até um local previamente escolhido, pressionando o corpo de encontro a uma superfície lisa, a uma folha larga e plana ou ao vidro do aquário, e fixando os ovos nela.
Não se sabe ao certo quando e como é que os ovos são fertilizados.
Acredita-se que a fêmea recebe o esperma na boca durante o abraço e que o deposita juntamente com os ovos na superfície escolhida para a desova.
Este processo repete-se até terem sido depositados no local da postura de 100 a 300 ovos, brancos e leitosos. Estes ovos não são todos produzidos necessariamente com o mesmo macho. Quando uma fêmea começa a desovar, aceita todos os machos que se lhe ofereçam.
As fêmeas não costumam mexer nos ovos, mas de vez em quando um macho tenta soltar e comer alguns deles. O que não quer dizer que possa manter Corydoras num aquário onde se fez a reprodução de outros peixes.
A uma temperatura de 26,5 °C, os alevinos saem do ovo ao fim de cerca de três dias.
Ao contrário do que acontece com as crias de muitos outros peixes ovíparos, os pequenos Corydoras não aderem a uma superfície, caindo para o fundo do aquário.
 
Curiosidades
 
Em 1925 foi descoberto na Argentina na cidade de Sunchal, província de Juyuy, um fóssil de uma espécie pertencente ao gênero Corydoras que datava de cerca de 65 milhões de anos, mais ou menos quando os dinossauros foram extintos. Seu descobridor, o famoso entomologista estadunidense, Dr. T.D.A.Cockerell, professor da Universidade do Colorado, e a classificou como Corydoras revelatus.
O primeiro registro de reprodução de Corydoras em cativeiro aconteceu no aquário de M. Carbonnier na França em 1878, com a espécie C. paleatus. Ele relatou sua experiência dois anos depois descrevendo que o macho depositaria seu esperma nas nadadeiras ventrais da fêmea, e os ovos sairiam da genitália de fêmea diretamente para a massa de esperma, onde ficavam grudados por alguns instantes, antes de serem depositados em algum lugar previamente escolhidos.
 
 
 
Confira novos Bettas e Guppies em nossa Loja Virtual!